Baby Blues - Melancolia Pós Parto


Imagem: Pinterest


Olá pessoal! Tudo bem?
Hoje, após quase três meses depois do meu parto, resolvi escrever sobre esse assunto porque acho que é muito importante falar sobre e compartilhar com outras mamães de primeira viagem, pois acredito que sirva de consolo para que vejam que é algo que acontece e que não precisa se sentir a pior pessoa do mundo, assim como eu me senti.
Depois que cheguei em casa após o nascimento da minha bebê, passei por momentos bem críticos que não imaginava que passaria. Só depois que me recuperei foi que pesquisei sobre, e vi que o que vivenciei foi o "Baby Blues"

O que é Baby Blues?

Alguns dias após o parto, muitas mulheres passam por um período de melancolia, tristeza e fortes alterações de humor. Tudo isso está ligado a mudanças hormonais que acontecem três ou quatro dias depois do parto, quando os hormônios da gestação desaparecem e a produção de leite se inicia.
Muitas vezes ninguém nem percebe o que está acontecendo. Somente a mamãe recém-nascida sabe e sente. Normalmente dura uns 15 dias. Após esse tempo, os sintomas vão diminuindo e desaparecendo. Caso os sintomas persistam, é importante ficar atento para identificar uma possível depressão.

Meu Relato

Quando minha bebê chorava sem parar, eu chorava junto e a minha vontade era de sumir!
Muitas vezes me questionei: "Por que estou assim se estou vivendo um momento tão esperado? Se tenho em meus braços a bênção que pedi a Deus? Por que não estou tão feliz como a maioria das mamães que vejo por ai"?
Eu sentia tanta tristeza! Me perguntava por que eu resolvi ser mãe. Eu cheguei a sentir um certo arrependimento de ter escolhido ser mãe e isso me tornava a pior pessoa do mundo. Olhava para minha filha e não conseguia entender tudo aquilo que estava passando.
E o pior de tudo isso, é que aguentava sempre calada. Não queria falar com ninguém sobre o que sentia por medo de ser julgada. Nem com o meu marido!
E isso não aconselho que ninguém faça! Falar sobre essas emoções, mudanças e desafios é uma das melhores maneiras de lidar com o baby blue. É um momento em que precisamos de ajuda. Precisamos de apoio. Ficar calada sofrendo sozinha só traz ainda mais problemas.
Cabe a família entender e ajudar. Nessa fase é muito importante ter alguém pra dividir as tarefas, ajudar com o bebê. O descanso da mamãe é muito contributivo para que ela consiga se livrar desses sintomas. Acredito que o mair fator que contribui para que surja melancolia é o cansaço. 
E além da ajuda, converse com alguém! Desabafe! Não tenha medo de ser julgada! Você precisa de ajuda!
Não se cobre também! Não queira ser a melhor mãe e não se sinta a pior! Pense sempre que outras mamães já passaram ou passam por isso!

Ser mãe não é apenas viver um conto de fadas com todos os momentos perfeitos! Ser mãe  também é vivenciar momentos difíceis e no final de tudo, morrer de amor quando recebe um sorriso lindo de um anjinho que só quer receber o seu amor!

É isso pessoal! Um beijo!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...